A importância do exercício físico para as crianças
O papel dos pais e da escola é muito importante para o desenvolvimento físico, cognitivo e emocional da criança, contribuindo para uma melhor qualidade de vida e evitar o aparecimento de doenças futuras, tais como obesidade, diabetes, problemas cardíacos ou depressões.
O hábito de passear, praticar alguma modalidade física ou realizar certas brincadeiras que faziam parte da infância dos pais e avós, tais como jogar à apanhada, saltar à corda ou jogar à macaca, acabaram por cair no esquecimento.
Atualmente, a faixa etária mais jovem tem como opção a inatividade física, ficando em casa a jogar videojogos, a ver televisão ou estar ao computador e ao telemóvel. Estes tipos de atividades em nada contribuem para um estilo de vida e rotina saudáveis.
Os benefícios do exercício físico nas crianças
- Ajuda a desenvolver a comunicação e interação social;
- Aumenta a concentração e atenção durante as aulas;
- Melhora a capacidade emocional, ajudando a libertar o stress;
- Melhora a qualidade de vida e saúde, prevenindo futuras patologias;
- Ajuda a adquirir uma estrutura corporal mais forte (coração, músculos e articulações);
- Aumenta a autoestima.
A importância e o papel dos pais na prática da atividade física
É importante as crianças sentirem e terem o apoio dos seus familiares enquanto se dedicam a determinada atividade física, seja ela qual for.
A interação entre pais e filhos durante a prática deste tipo de atividades melhora a relação de confiança, empatia emocional e eleva a sua autoestima, ajudando dessa maneira a tornar a criança mais autónoma, sociável, responsável e confiante. Esta é sempre uma boa opção para mudar a rotina tanto das crianças como dos adultos. Eis alguns exemplos de atividades nas quais crianças e adultos podem e devem interagir:
– Jogar futebol a partir dos cinco/seis anos até idade ilimitada;
– Programar um dia de família e amigos e praticar saltos em trampolins, atividade que pode ser praticada dos seis anos até à fase adulta;
– Um simples passeio onde exija uma caminhada. É ótimo para descontrair, conviver e conversar;
– Numa faixa etária menos avançada, existem várias brincadeiras que pode fazer, como por exemplo, saltar à corda, jogar ao berlinde ou brincar às escondidas;