Acabei o 9º ano ou 12º ano…e agora?
Inevitavelmente, durante toda a nossa vida, temos de fazer escolhas. Algumas mais banais, como o que o que comer ou vestir durante o dia, outras mais sérias e que podem ter um impacto imenso na nossa vida. É o caso das escolhas vocacionais e profissionais.
Todos os anos milhares de jovens que frequentam o 9º e o 12º ano fazem a mesma pergunta: que área vou escolher no 10º ano? E que curso ou profissão vou escolher no final do 12º ano? É normal ter todas estas dúvidas, porque um mundo imenso e novo é-nos apresentado como possibilidade, o que não era até aqui, já que tínhamos o nosso percurso escolar relativamente definido.
Porque é importante a Orientação Vocacional?
Quando se começa a aproximar o 9º ano, amigos, professores e familiares começam a intensificar as perguntas sobre que carreira quereremos seguir. Saber o que se quer ser profissionalmente pode ter uma resposta imediata para alguns, mas a maioria dos adolescentes e jovens adultos tem muitas incertezas sobre qual poderá ser o percurso profissional mais adequado a si. Além disso, somos produto das nossas vivências, aprendizagens, escolhas e experiências ao longo da vida, pelo que os nossos interesses e sonhos se vão modificando com o tempo.
A escolha profissional é uma tarefa muito importante na vida, o que gera ansiedade, inseguranças, incertezas e pode ser mesmo assustador, já que é uma decisão que irá ter um impacto futuro. Nenhum jovem se sente completamente preparado para saber por qual caminho seguir.
Nesse sentido, os programas de orientação vocacional são muito importantes para ajudar no processo da tomada de decisão. A realização de entrevistas e aplicação de testes especializados (ex. provas de aptidão, de interesses, de personalidade…) ajuda os jovens e adolescentes a aumentar o seu autoconhecimento e a fazer uma escolha mais consciente e informada. Além disso, pode ajudar a explorar o mundo que o rodeia ao nível das oportunidades escolares e profissionais que existem, ajudando na procura de informações mais realistas, diminuindo assim o stress e ansiedade relativamente à escolha.
Em Portugal, existem dois momentos principais em que os jovens são convidados a escolher os seus percursos profissionais:
– No 9º ano do ensino básico, em que o aluno terá de decidir um dos cursos cientifico-humanísticos do ensino regular ou opar por um curso profissional (que, muitas vezes, são subvalorizados);
– No 12º ano do ensino secundário, em que os alunos terão de decidir se irão optar pelo ensino superior ou seguir com a sua carreira profissional.
Apesar da orientação vocacional poder ser realizada em outros momentos do percurso escolar, estes são os 2 momentos mais importantes.
Quais os Benefícios da Orientação Vocacional?
Melhor noção do mercado de trabalho: Ter a oportunidade de conversar com um profissional que já atua na mesma área que gostaríamos de seguir é mais importante do que apenas ler na internet as características de uma profissão. Muitas pessoas veem algumas carreiras demasiado “cor-de-rosa” por diversos motivos (ex. altos salários, reconhecimento…), mas esquecem-se de pesquisar sobre as dificuldades que os profissionais enfrentam.
Autoconhecimento: é importante conhecer a fundo os nossos gostos pessoais, preferências, capacidades, áreas de conhecimento com as quais nos identificamos ou somos melhores, pontos positivos e aspetos que poderão ser melhorados.
Tranquilidade para fazer escolhas: Depois de nos conhecermos melhor e as características das profissões que poderemos ter interesse, a ansiedade em relação escolhas profissionais diminui.
Identificação de novas oportunidades: Às vezes, podemos estar ligados a determinada profissão e não ser a mais adequada para nós. O conhecimento que a orientação vocacional proporciona torna mais fácil a identificação de outras oportunidades profissionais que podemos não ter conhecimento, mas que podem estar relacionadas com a profissão que admiramos.
Ajuda nas decisões escolares e profissionais: Devemos encarar a orientação vocacional como uma ajuda para tomar decisões importantes relativamente ao percurso escolar e profissional. Devemos aproveitar quando somos jovens para termos a oportunidade de pensar com calma sobre o futuro que desejamos seguir.
Assim, o processo de orientação escolar e profissional procura dotar os jovens com informação pessoal e do contexto escolar e profissional existente, no sentido de diminuir a probabilidade de erros de escolha.
Segundo estudos recentes em Portugal, efetuados pela Direção-Geral de Estatísticas da Educação, no ano de 2020/2021, a percentagem de abandono do ensino superior, durante o 1º ano de licenciaturas foi de 10,8%, com um aumento em relação aos anos anteriores. (fonte: https://www.dn.pt/sociedade/ensino-superior-este-abandono-nao-surpreende-e-preciso-criar-condicoes-nas-universidades-15045956.html). Obviamente que esta percentagem tem vários fatores envolvidos, no entanto um deles certamente será a desilusão ou erro da escolha do curso académico.
A vida é feita de escolhas, é verdade, mas há que saber escolher de uma forma consciente e informada!Quando uma pessoa faz o que gosta, se sente no sítio certo e realizada em várias áreas da sua vida, torna-se bem-sucedida e com isso pode produzir melhores experiências e ser mais feliz!
Ana Parreira
(Psicóloga, com vasta experiência na aplicação de programas de orientação vocacional)
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