Por que é que a gestão de tempo é tão importante para as crianças?
Já reparou que os melhores resultados saem quando aprendemos a organizar-nos? A gestão do tempo ajuda a alcançar os nossos sonhos, melhorar a nossa autoestima e a sentir aquela sensação de alívio quando os compromissos foram realizados com sucesso. Está à espera que as crianças façam isso? Então, é preciso ensiná-las da melhor forma possível!
Gerir o tempo não é tarefa simples, nem para os adultos, muito menos para as crianças, as quais carregam naturalmente a vontade de brincar boa parte do tempo e a buscar aquilo que gera prazer imediato. Com o objetivo de ajudá-las nessa missão, existem algumas dicas importantes. Confira os tópicos a seguir e tire todas as suas dúvidas!
Por que razão a gestão do tempo é tão importante para as crianças?
É normal que a geração atual tenha dificuldade em entender o valor do tempo, porque são vários estímulos disputando a atenção da mesma pessoa. Basta reparar nas notificações dos smartphones ou de quaisquer outros dispositivos móveis — há sempre uma novidade, uma foto ou um vídeo para ser visto.
Passar horas em dispositivos digitais é prejudicial à saúde, torna as nossas crianças mais ansiosas, tensas e concentradas somente nas próprias necessidades.
Mas a ausência de gestão de tempo não está restrita à tecnologia. Se não há um cuidado maior em relação ao controlo do tempo nas tarefas domésticas, quando os adultos adiam compromissos com facilidade e deixam tudo para a última hora, a tendência é a criança ser influenciada pelo meio no qual vive.
Portanto, a gestão de tempo é aceite pelas crianças como parte da rotina quando os adultos de casa mostram que esse é o funcionamento normal das coisas. A regra é, nesse caso, respeitar os limites para cada atividade, estabelecendo a hora de brincar, de estudar, de dormir, entre outras atividades. A adaptação requer, sem dúvidas, a companhia dos adultos.
De maneira geral, podemos dizer que a gestão de tempo para as crianças precisa surgir como um compromisso de realização prazeirosa, e não algo aborrecido. Elas precisam entender que, quanto mais rapidamente terminarem as tarefas, mais vão poder aproveitar o tempo dedicado ao lazer.
Que habilidades é que a gestão do tempo favorece na infância?
A gestão do tempo coloca em exercício habilidades socioemocionais que só têm a agregar coisas positivas na vida das crianças. São os seguintes:
Disciplina e responsabilidade
Ensinar a gestão do tempo permite às crianças serem autodidatas, disciplinadas e responsáveis. Com rotinas bem definidas, elas sabem que precisam realizar certas atividades em determinados horários e que realizando-as poderão usufruir do tempo para brincar e divertir-se.
Autocontrole emocional
Situações de stresse e comportamentos agressivos durante a infância apontam quase sempre para uma sensação de sobrecarga. Esse fator está ligado à falta de conhecimento sobre como gerir o próprio tempo. Quando a rotina está planeada, fica mais fácil saber o que é necessário fazer, evitando sensações de ansiedade e acúmulo de tarefas.
A criança percebe que o estado de nervosismo está bastante relacionado à dificuldade de delimitar a quantidade de tarefas. Dessa forma, ela passa a entender a organização lógica dos compromissos como a saída para lidar com a ansiedade e manter o equilíbrio.
Autoestima
Executar muitas atividades ao mesmo tempo pode significar fazer todas de maneira incompleta e insatisfatória. Por outro lado, passar mais tempo em algumas tarefas e não em outras origina frustração por não realizar o que se gosta. Então, resta saber controlar o tempo e organizar uma rotina para priorizar o que, de fato, gera valor no final das contas.
A consequência é uma melhora da autoestima, pois a criança percebe que tem plena capacidade de realizar o que planeia, e tudo isso contribui para a sua autoconfiança. A construção da autoestima na infância é, ainda, um processo delicado, porque requer o máximo suporte a fim de ajudar a mesma a moldar a sua identidade.
Como a família e a escola podem contribuir?
Em primeiro lugar, é importante lembrar que a criança tende a colocar em prática aquilo que é natural nos contextos nos quais está inserida. Por essa razão, tanto os professores quanto o núcleo familiar precisam dar o exemplo, isto é, mostrar que organizar a rotina não é a parte chata da vida, muito pelo contrário. Outras ações podem ajudar como veremos a seguir.
Estimular o trabalho em equipa
O trabalho em equipa, independentemente do propósito, exige sempre um pensamento analítico por parte dos integrantes, pois é necessário reconhecer a complexidade do desafio, delegar tarefas e trocar informações. É claro que tudo isso acontece de maneira particular a cada idade, mas vale muito a pena propor dinâmicas dessa natureza.
Usar agenda ou quadro de avisos
Uma dica muito útil é criar um cronograma das atividades, podendo este ser diário, semanal, mensal etc. Dessa forma, fica mais fácil entender quais são as tarefas que precisam ser feitas e onde estão os tempos livres. Esse espaço pode ser a agenda escolar ou um quadro de avisos para pendurar.
Ajudar a criança a antecipar-se
Antecipar compromissos evita que situações inesperadas atrapalhem os planos. Portanto, se a criança tem testes na semana seguinte, por exemplo, questione se já começou a estudar. Nesse caso, se a resposta for não, ajude-a a estabelecer uma nova rotina para se adaptar às datas do teste de maneira antecipada.
Fonte: https://blog.colegioarnaldo.com.br/gestao-do-tempo/
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