Porquê ser Feliz? Faça da Felicidade uma Prioridade!
Ser feliz é algo que todos temos como objetivo de vida e não existe ninguém no mundo que não almeje ser feliz! No entanto, com a correria que o quotidiano nos impõe, muitas vezes esquecemos de a cultivar no nosso dia a dia.
Obviamente que não estamos num estado de felicidade permanente e puro durante todos os momentos e, inevitavelmente, existem acontecimentos que podem pôr em causa o nosso bem-estar. Expressar e sentir todas as emoções (incluindo as negativas) é benéfico para ajudar a lidar com as situações, mas estarmos numa montanha-russa de emoções negativas a longo prazo é muito prejudicial para a nossa saúde física e mental.
Hoje é o dia internacional da felicidade! É o dia perfeito para parar e refletir sobre o que nos faz verdadeiramente felizes e o que podemos mudar nas nossas rotinas para trazer mais alegria às nossas vidas. Leia o nosso artigo para perceber quais os benefícios de ser feliz quais os traços das pessoas mais felizes!
Porque é bom estar feliz?
Ser feliz traz uma série de benefícios em várias áreas da vida, comprovados por inúmeras pesquisas científicas, ao longo dos anos. De entre elas, destacam-se:
1. Saúde mental: Pessoas felizes têm menor probabilidade de desenvolver problemas de saúde mental, como depressão e ansiedade. Elas também tendem a ter uma melhor resiliência emocional quando confrontadas com desafios.
2. Saúde física: A felicidade está associada a vários benefícios para a saúde física, incluindo um sistema imunológico mais forte, menor risco de doenças cardiovasculares e uma vida mais longa.
3. Relacionamentos mais fortes: Pessoas felizes geralmente têm relacionamentos mais satisfatórios e duradouros. Elas são mais propensas a atrair e manter amizades positivas e relacionamentos saudáveis.
4. Melhor desempenho: A felicidade está ligada a um melhor desempenho académico e profissional. Quando estamos felizes, somos mais produtivos, criativos e capazes de resolver problemas de forma mais eficaz.
Porque é que há pessoas mais felizes do que outras?
Já se perguntou porque é que algumas pessoas são mais felizes do que outras?? Martin Seligman, pai da psicologia positiva, defende que a felicidade é determinada em 60% pela genética. Sim, é verdade que existe alguma componente genética que faz com que haja pessoas mais predispostas a sentirem-se alegres do que outras. As boas notícias é que a outra parte (40%) pode ser mudada, treinada e construída por cada um de nós. As pessoas mais felizes não têm ausência de sentimentos ou situações negativas nas suas vidas, mas têm traços de personalidade ou adotam comportamentos que são mais propícios ao seu bem-estar. Mas afinal o que essas pessoas têm de especial?
1. Praticam a Gratidão: As pessoas felizes tendem a valorizar o que têm em vez de se focarem no que lhes falta. Estar atento às coisas boas que vão acontecendo e praticar a gratidão diariamente pode ajudar a cultivar a felicidade.
2. São Resilientes e Positivos: A capacidade de lidar com desafios e adversidades de forma positiva é outra das características das pessoas mais felizes. Até se podem deixar abater no momento com esses obstáculos, mas rapidamente encontram maneiras de superá-los, de ver o lado positivo da situação e de crescer e aprender com essas experiências.
3. Cultivam Relacionamentos Positivos: Ter relações significativas e positivas com outras pessoas é essencial para a nossa felicidade. Cultivar amizades fortes e relacionamentos saudáveis proporcionam apoio emocional e um sentido de pertença. As pessoas felizes também partilham o que sentem e têm conversas profundas sobre o que os importuna em vez de guardarem tudo para si próprias. Sabia que a felicidade é contagiosa? Se estivermos num ambiente feliz e rodeado de pessoas alegres, é quase impossível não nos começarmos a sentir assim também. E o contrário também é verdade, estar em ambientes depressivos levam a que nos sentamos mais deprimidos. Por isso tente cercar-se de pessoas bem-dispostas e otimistas.
4. Têm um propósito de vida: As pessoas felizes têm um propósito e significado nas suas vidas, que pode estar relacionado com o trabalho, hobbies, voluntariado, a família, ou outras atividades que as fazem sentir que estão a contribuir para algo maior do que elas mesmas.
5. Praticam atos de bondade: A bondade é outra característica das pessoas felizes, manifestando-se através de atos altruístas e de ajuda ao outro, sem esperar nada em troca. Ao praticarem a bondade, elas cultivam relacionamentos mais profundos e significativos.
6. Perdem a noção do tempo: Quando perdemos a noção do tempo isso indica que estamos profundamente envolvidos e imersos numa atividade gratificante. Quando estamos tão absorvidos em algo que o tempo parece desaparecer, experimentamos um estado de fluxo, onde desafios e habilidades estão em equilíbrio. Esse estado de “flow” traz uma sensação de realização e satisfação, contribuindo para o bem-estar emocional e a felicidade geral.
7. Passam tempo ao ar livre e têm hábitos saudáveis: Pessoas que passam mais tempo ao ar livre, na natureza, apanham sol (com moderação), fazem exercício físico, bebem água, dormem o suficiente, têm uma alimentação saudável e equilibrada têm mais energia e um bem-estar geral que é essencial para lidar com os desafios do dia a dia.
8. São abertos à mudança e a novas experiências: Indivíduos abertos à experiência tendem a procurar novas oportunidades de crescimento pessoal e aprendizagem, o que enriquece as suas vidas e promove um sentido de aventura, descoberta e desenvolve uma mente mais aberta e adaptável.
Em última análise, a felicidade é uma escolha que podemos fazer todos os dias e deve ser uma prioridade! Ao cultivarmos traços positivos, mudarmos a nossa perspetivava perante a vida, reconhecermos os benefícios da felicidade e adotarmos comportamentos que promovam o bem-estar, podemos encontrar mais alegria e satisfação, tanto para nós mesmos quanto para os que nos rodeiam. Muito se pode dizer sobre este assunto, mas no final de contas, o que importa mesmo é ser feliz!
Ana Parreira
Psicóloga
Be Smart With Us