Celebrar e Aprender: Como Fazer do Ano Novo uma Experiência Educativa para os Mais Novos!
A chegada de um novo ano é um momento de renovação, esperança e reflexão, mesmo para os mais pequenos. Mas será que as crianças compreendem o significado deste marco? Para muitas, o Ano Novo significa apenas festas, fogos de artifício ou ficar acordado até mais tarde. No entanto, esta época pode ser uma boa oportunidade para ensinar lições valiosas sobre gratidão, planeamento e partilha de momentos em família.
Deixamos algumas sugestões para tornar o Ano Novo especial e educativo para as crianças:
1) Converse sobre as conquistas do ano que passou: Convide os seus filhos a refletirem sobre os momentos mais felizes e os desafios superados. Pode ser através de uma conversa ou podem criar juntos um “frasco das recordações”, onde guardem bilhetes, fotos, papeis escritos ou pequenos objetos que marcaram o ano.
2) Ajude-os a definir pequenos objetivos para o novo ano: Ensine-os a criar “resoluções de Ano Novo” simples, como aprender algo novo, passar mais tempo com a família ou ajudar nas tarefas de casa. Explique que as metas devem ser desafiantes, mas alcançáveis, para que sintam a alegria de progredir. Elas devem ficar registadas visualmente, por exemplo, através de um quadro de visualização.
3) Envolva-os numa tradição familiar especial: Este pode ser o momento ideal para criar hábitos que se repitam todos os anos, como fazer um mural de desejos ou desenhar postais com mensagens positivas para oferecer a familiares e amigos.
4) Celebrem juntos de forma criativa: Nem sempre é preciso uma festa elaborada para marcar a data. Que tal preparar um jantar temático com a ajuda das crianças ou criar decorações de Ano Novo feitas à mão? Essas pequenas ações criam memórias inesquecíveis em família.
Mais do que os presentes ou os festejos, o que importa é o tempo de qualidade passado em família e as lições que se podem transmitir. O Ano Novo é um excelente ponto de partida para ensinar às crianças a importância da gratidão, dos sonhos e da união familiar.
Desejamos de um Feliz Natal e Bom Ano Novo!
Ana Parreira
Psicóloga
Be Smart With Us