Back
apoio ao ensino secundário
apoio ao ensino secundário 1
apoio ao ensino secundário 2

Ensino Secundário

O serviço de apoio ao estudo no ensino secundário é prestado a um grupo máximo de 5 alunos, permitindo que os mesmos encontrem uma melhor forma de organização do seu trabalho diário e métodos de estudo. Este apoio, ao ensino secundário, pretende dotá-los de capacidades de autonomia e eficácia, mostrando-lhes qual o melhor caminho a seguir para se alcançar um bom aproveitamento escolar. Os alunos são acompanhados por um professor específico por disciplina ou no máximo de duas disciplinas por sessão. O trabalho a realizar passa pela realização dos trabalhos de casa, resolução de fichas formativas, esclarecimento de dúvidas, preparação para testes e/ou exames nacionais, entre outros. O teste vocacional, que fazemos a todos os alunos que o requeiram, é fundamental na orientação vocacional psicológica e não sendo o ensino secundário o fim da vida estudantil para a maioria dos alunos, pois grande parte segue para universidades. Temos também, apoio a praticamente a todas as disciplinas desta fase de ensino, para que os alunos sejam apoiados nas várias valências de todas as disciplinas, com enfase na orientação vocacional psicológica, como já referimos neste texto o teste vocacional torna-se uma ferramenta de avaliação para a Be Smart e para o aluno, que vai dar expressão aos anseios e expectativas do mesmo. O apoio ao ensino secundário, é componente fundamental para o sucesso dos alunos e nós na Be Smart, levamo-lo muito a sério, fazendo com que o apoio a todas as disciplinas seja uma mais-valia para a vida estudantil do aluno, sendo nosso objetivo que o ele tenha a consciência desse mesmo apoio, para que valorize o trabalho que faz connosco e que isso o motive ainda mais, para alcançar os resultados que ele pretende, bem como, a sua família tenha a perceção que o trabalho aqui desenvolvido, seja uma efetiva mais valia, para o desenrolar da vida estudantil desse mesmo aluno.

O teste vocacional é essencial?

Nós na Be Smart acreditamos que sim, pois a orientação vocacional psicológica, no ensino secundário, faz ainda mais sentido do que noutras fases mais prematuras, da vida do aluno, como por exemplo no ensino básico, também devendo este, ser feito, nesta etapa, pois não deixa de ser uma avaliação contínua, os indicadores, para esta orientação, que mais não é do que isso mesmo, uma orientação, podendo o aluno no fim do ensino secundário ter um “caminho” diferente daquele que foi avaliado, mas normalmente não é isso que acontece, o teste vocacional determina mesmo o percurso universitário, que se pretende tão bem sucedido com até aqui, no ensino secundário.

É mesmo necessário ter apoio ao máximo de disciplinas?

Aqui, mais uma vez, pensamos que sim. Nas que o aluno tem mais dificuldade torna-se imperioso, mas naquelas que não tem dificuldade? Também sim, pois pode ter notas mais altas e isso pode possibilitar entrar numa universidade pública, e numa localização perto do seu local de residência, o que também é favorável para a vida e desenvolvimento desse mesmo aluno. Já agora apoiamos os alunos só até ao ensino secundário? Não. Fazemo-lo também, no seu percurso universitário se assim você o quiser.